Grupos

Número 7

Outras edições:

Número 1
Número 2
Número 3
Número 4
Número 5
Número 6
Número 8
Número 9
Número 10
Número 11
Número 12

Editorial + Informes + Grupos + Publicações + Eventos + Mail



Grupos de Trabalho (GTs)

O crescimento nacional da ANPOF, atestado pela publicação dos resumos de trabalhos do Encontro de 1998, indica não só a importância institucional adquirida pelas pós-graduações em Filosofia, mas também a necessidade de uma política que coordene esforços e assegure a troca de informações. De fato, o Encontro de 1998 evidenciou que nenhum de nós pode, hoje, como podia, ontem, acompanhar todos os trabalhos apresentados e que corremos o risco de grande dispersão, dificultando o intercâmbio filosófico e discussões mais aprofundadas de pesquisas relevantes realizadas em nossa área.

Com o fito de romper o isolamento das pesquisas, de promover discussões contínuas e sistemáticas entre os pesquisadores e de permitir que o Encontro Nacional ofereça os resultados dos trabalhos de maneira a que possam ser acompanhados pelo maior número de associados, a Diretoria acata a decisão da assembléia geral da ANPOF, de 29 de setembro de 1998, de criação dos Grupos de Trabalho (GTs).

Além disso, sabemos todos dos tempos difíceis que atravessaremos nos próximos anos, em decorrência da situação econômica do país e das mudanças que vem sendo programadas para a instituição universitária. Os Grupos de Trabalho serão, por isso, uma excelente estratégia para otimizar recursos, dando-lhes um emprego coletivo e sistemático, além de se oferecerem como proteção institucional para o trabalho de pesquisadores que não possam contar com o forte apoio de suas instituições de origem. Além disso, é preciso mencionar o papel formador que, no longo prazo, terão junto ao jovens pós-graduandos.

Para que os Grupos de Trabalho cumpram as finalidades acima expostas e para que possam receber o apoio da direção da ANPOF, algumas normas foram estabelecidas pela assembléia geral, a partir de propostas de Rodrigo Duarte (UFMG), Fátima Évora (UNICAMP) e José Carlos Estêvão (USP). Essas normas só se aplicam aos GTs que pretendem estar sob o guarda-chuva institucional da Associação e não se aplicam, evidentemente, aos grupos independentes da ANPOF nem às associações de estudos filosóficos já existentes as quais, se assim o desejarem, podem criar GTs que pertençam institucionalmente à ANPOF e, nesse caso, aceitarão as normas propostas por ela.

Normas gerais para constituição de um Grupo de Trabalho:

  1. ser inter-institucional, isto é, composto por membros de, no mínimo, duas instituições diferentes;

  2. ser inter-estadual, isto é, composto por membros de, no mínimo, dois estados da federação;

  3. possuir um núcleo de sustentação de, no mínimo, 5 (cinco) professores-pesquisadores, reconhecidos por seus trabalhos pela comunidade acadêmica, dos quais dependem a definição da temática, a organização dos trabalhos e a aceitação de novos participantes pesquisadores, estimulando a participação de pós-graduandos, particularmente os doutorandos;

  4. se necessário, possuir um grupo de apoio formado por pesquisadores (professores e/ou pós-graduandos) que podem pertencer a um outro GT como primeira escolha, de modo a permitir maior comunicação entre os diversos âmbitos da filosofia;

  5. apresentar resultados de trabalhos no Encontro Anual, evitando a multiplicação e dispersão das apresentações e assegurando que possam ser acompanhados pelo maior número de associados; apresentar um projeto contendo objetivos, justificativa e composição do núcleo de sustentação (com curriculum vitae resumido – uma lauda – dos proponentes). O projeto será analisado por uma comissão científica designada pela Diretoria da ANPOF, antes de sua aprovação definitiva.

  6. apresentar um projeto contendo objetivos, justificativa e composição do núcleo de sustentação (com curriculum vitae resumido – uma lauda – dos proponentes). O projeto será analisado por uma comissão científica designada pela Diretoria da ANPOF, antes de sua aprovação definitiva.


Editorial + Informes + Grupos + Publicações + Eventos + Mail